quarta-feira, outubro 25, 2006
Ingá faz sua segunda renovação de frota em 2006
Texto: Flavio de Assumpção Pereira
Num flagrante inesperado e inusitado, a Equipe RJ Ônibus pôde conferir ontem de perto a chegada de pelo menos 8 novos Marcopolo's Viale para a Auto Lotação INGÁ - tradicional empresa do município de Niterói.
Renovando pela segunda vez neste ano, verificou-se que a empresa adquiriu pelo menos 5 unidades montadas sobre chassis MBB OF-1418 e 3 unidades montadas sobre chassis MBB OF-1722M.
Os OF-1418 irão operar em linhas municipais como a 31 (Ponta d'Areia x Beltrão) e 49-X (Fonseca x Icaraí x Centro/ circular), enquanto os OF-1722M irão operar em linhas intermunicipais como a 730-D (Charitas x Castelo/ via Fonseca), segundo a tradição da empresa.
domingo, setembro 24, 2006
FAOL renova frota após 6 anos
Única empresa de ônibus municipal em Nova Friburgo – na Região Serrana do Estado –, a Friburgo Auto Ônibus Ltda. (FAOL) realizou no último mês de agosto sua primeira renovação de frota nos últimos 6 anos.
Realizando este processo em dose tripla, foram adquiridos 17 novos veículos (todos Sem ar condicionado), a saber:
* 7 Marcopolo’s Torino VW 17-210 EOD convencionais, que começaram a operar no dia 14 de agosto
* 3 Marcopolo’s Torino VW 17-210 EOD com porta para acesso de Deficientes Físicos, que começaram a operar no dia 17 de agosto
* 7 Marcopolo’s Senior (nova geração) VW 9-150 EOD, que começaram a operar também no dia 14 de agosto (junto com os Torino's convencionais)
Destes, merecem destaque os 3 veículos adaptados, por serem os primeiros com esta configuração que a empresa adquire.
Todos estes novos veículos receberam numeração de ordem que caracteriza aumento de frota; mas é bem provável que com esta renovação, parte de alguns dos antigos Caio’s Padron Vitória (MBB OF-1315 e OF-1318 de 1990/1991) e Carolina V (de 1995) sejam substituídos.
Mais importantes novidades na Macaense
Após uma série de dúvidas e especulações a respeito, a Rápido MACAENSE – tradicional empresa de Macaé, no Litoral Norte Fluminense – colocou em operação desde o último dia 11 de setembro sua nova frota urbana.
Prosseguindo as renovações de sua frota municipal, aumentando-a e adequando-a ao novo sistema de transporte lá implantado já há alguns meses, a empresa adquiriu 22 unidades do Marcopolo Viale MBB OF-1722M Sem Ar Condicionado e com 3 portas (de modo a facilitar os procedimentos de embarque dentro dos Terminais de Integração).
Os mesmos estão operando na principal linha de ônibus municipal do Lote 1 de Macaé, a T11 (Terminal Lagomar x Terminal Parque dos Tubos/ via Terminal Lagoa, Viaduto, Terminal Central e Terminal Barra).
Devido a um problema operacional que vinha ocorrendo com relativa freqüência, a Macaense precisou fazer em contrapartida um remanejamento de frota até então inesperado: dos seus 18 Neobus Spectrum MBB OF-1722M Sem Ar Condicionado que operavam nas linhas municipais, 15 deles foram repassados à frota intermunicipal.
Desta maneira, os mesmos agora são encontrados na linha Unamar x Macaé, onde começaram a operar no último dia 09 de setembro.
Campo Grande realiza sua mais importante renovação de frota
Depois de 4 anos sem adquirir veículos zero km, a Transportes CAMPO GRANDE – empresa tradicional na Zona Oeste da capital – apresentou importantes novidades nesta última semana.
Desde o início do ano passado a empresa realizava aquisições apenas de veículos usados, em sua grande maioria Marcopolo’s Viale MBB OF-1721 fabricados em 2000 e 2001, tendo mudado sutilmente este panorama ao longo dos últimos meses (quando começou a adquirir veículos um pouco mais novos, fabricados em 2003).
Eis que no último mês de agosto, a Campo Grande começou a receber seus inéditos Busscar Urbanuss Pluss MBB OF-1722M Sem Ar Condicionado e com porta de desembarque no meio do veículo, num total de 10 unidades que estão todas operando desde o último dia 21 de setembro na linha 393 (Bangu x Castelo).
Entretanto, um dentre eles merece destaque: dando cumprimento à Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, um destes novos Busscar Urbanuss Pluss é adaptado para acesso de Deficientes Físicos.
Só que a exemplo de outras duas empresas que mencionamos em reportagens anteriores (nos dias 13 e 20 de agosto), o mesmo não possui a terceira porta; desta forma, o procedimento de desembarque é realizado na mesma porta na qual está instalado o elevador para acesso de Deficientes Físicos.
A Equipe RJ Ônibus agradece à Transportes Campo Grande pela oportunidade e cordial recepção dada aos amigos do Grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) em suas dependências, e que conosco colaboraram nesta reportagem.
Macabu renova e amplia sua frota
A Viação MACABU – empresa de Conceição de Macabu, no Norte Fluminense – apresentou novidades em sua frota durante o mês de abril.
Com a suspensão temporária das linhas operadas pela Rápido São Cristóvão (determinada pelo Detro), a Macabu precisou rapidamente ampliar sua frota para atender à demanda de parte destas linhas.
Para tal, ela adquiriu 6 unidades do Busscar Urbanuss MBB OF-1721 (ano 2001) oriundas da Auto Viação Salineira – empresa de Cabo Frio, na Região dos Lagos.
Seguindo o padrão de qualidade adotado pela empresa, estes veículos possuem cortinas em todas as suas janelas.
E atualmente, os mesmos já podem ser encontrados facilmente também na linha Conceição de Macabu x Macaé.
Estrela inova em renovação dupla
Dando prosseguimento à renovação de sua frota em 2006, a Transportes ESTRELA – empresa tradicional da Zona Norte da capital – apresentou duas interessantes novidades nas últimas semanas.
No mês de agosto, a empresa adequou-se à nova Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, tendo adquirido seu primeiro, único e curiosíssimo veículo adaptado para Deficientes Físicos.
Surpreendendo a todos e contrariando a tendência de renovações adotadas pela Estrela desde o final do ano passado, ela adquiriu uma unidade do Ciferal Citmax MBB OF-1722M, sendo o primeiro veículo montado sobre este chassi que a empresa adquire.
De acordo com a nova legislação, o mesmo se encontra em plena operação desde o dia 14 de agosto na linha 260 (Vila Valqueire x Praça XV).
No último dia 04 de setembro, entretanto, a tendência de renovações por ela adotadas foi retomada, quando entraram em operação 8 unidades do Marcopolo Senior Midi MBB OF-1418 (micromaster’s sem cobrador).
Substituindo alguns dos antigos Ciferal’s Turquesa MBB OF-1417 (de 2000 e 2001), os mesmos também estão efetivos na linha 260.
A Equipe RJ Ônibus agradece à Transportes Estrela pela oportunidade e cordial recepção dada aos amigos do Grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) em suas dependências, e que conosco colaboraram nesta reportagem.
Falcão adquire seu primeiro microônibus
Renovando sua frota pela primeira vez em 2006, a Viação FALCÃO – de Itatiaia, no Vale do Paraíba – fez uma interessante e inédita aquisição.
Em incursão eventual à região, a equipe do grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) verificou a existência de pelo menos um Mascarello Gran Micro MBB LO 915 na empresa.
Não sabemos ao certo desde quando o mesmo está operando, que se destaca por ser até então o primeiro e único microônibus da Falcão.
A Equipe RJ Ônibus agradece ao grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) pela colaboração fotográfica nesta reportagem.
Pavunense prossegue sua renovação de frota com carrocerias Neobus, em dose tripla
Desde o último mês de agosto, a Viação PAVUNENSE – empresa da Zona Norte da capital – tem continuado o seu processo de renovação da frota em 2006.
Dando prosseguimento à substituição dos seus microônibus Marcopolo Senior MBB LO 914 e LO 915 (de 2003 e 2004), a empresa adquiriu mais 10 unidades do Neobus Mega modelo 2006 MBB OF-1418 na configuração “micromaster”, sem cobrador.
Os mesmos estão em operação na linha 896 (Pavuna x Engenho da Rainha), sendo os primeiros veículos com esta configuração a operarem nesta linha – dado que todos similares das remessas anteriores foram efetivados na linha 779 (Pavuna x Madureira).
Ainda no mês de agosto, a Pavunense adequou-se à nova Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, tendo adquirido seu primeiro e único veículo adaptado para Deficientes Físicos.
Assim, prosseguindo nesta espécie de “fidelidade” às carrocerias Neobus, a empresa adquiriu uma unidade do Neobus Mega modelo 2006 MBB OF-1418, tendo sido o primeiro veículo da empresa a ostentar a nova identidade visual de sua frota urbana Sem Ar Condicionado.
De acordo com a nova legislação, o mesmo se encontra em plena operação desde o último dia 01 de setembro na linha 779.
E por fim, agora renovando a frota urbana convencional, estão operando 07 – de um total estimado em 10 – unidades do Neobus Mega modelo 2006 MBB OF-1418 desde o último dia 14 de setembro na linha 342 (Jardim América x Castelo).
Os mesmos também já ostentam a nova pintura da empresa, e substituem os antigos Neobus Mega modelo 2000 MBB OF-1721 recentemente vendidos para a Turismo Trans1000 (empresa da Baixada Fluminense); em breve, maiores informações sobre estes veículos.
A Equipe RJ Ônibus agradece ao grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) pela colaboração fotográfica nesta reportagem.
Novidade curiosa na Montes Brancos
A Viação MONTES BRANCOS – empresa do Grupo Salineira e tradicional na Região dos Lagos – fez há alguns meses atrás uma aquisição muito curiosa.
Está em operação desde o mês de maio, o – até o presente momento – seu primeiro e único Busscar Urbanuss MBB OF-1418, adquirido juntamente com as outras 9 unidades do mesmo modelo que operam na frota municipal da Auto Viação Salineira em Cabo Frio.
O mesmo é encontrado na linha Saquarema x Araruama.
A nova fase dos ônibus cariocas adaptados para Deficientes Físicos – Oitava Parte: BREDA RIO
Dando cumprimento à Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, a BREDA RIO também adequou-se à esta nova Lei, tendo adquirido seu veículo adaptado durante o início do mês de agosto.
A exemplo de suas co-irmãs VIA RIO e ANDORINHA – conforme publicamos em reportagens dos dias 05 e 13 de agosto –, o ônibus adaptado da Breda Rio possui uma característica ímpar: trata-se de um veículo antigo que já há alguns meses encontrava-se fora de operação, um Marcopolo Torino GV MBB OF-1721 de 1999.
De acordo com a nova legislação, o mesmo encontra-se operando plenamente na linha 497 (Penha x Cosme Velho/ via Lapa) desde meados do mês de agosto.
A Equipe RJ Ônibus agradece ao amigo ALEXANDRE BRITTO, do Ônibus do Rio (http://onibusdorio.fotopages.com) pela colaboração fotográfica em nesta reportagem.
Lembramos a todos os leitores que o RJ Ônibus e suas parcerias continuarão acompanhando o desenrolar deste processo de implantação de ônibus adaptados na Capital – que desde o último dia 11 de agosto apresentou ainda mais novidades e que em breve prosseguiremos publicando com maiores detalhes.
Breda Rio adquire seus primeiros veículos com chassis MBB OF-1722M
No último dia 03 de agosto, a BREDA RIO Transportes – tradicional empresa da Zona Norte da capital – começou a operar seus novos veículos urbanos Sem Ar Condicionado, que vieram encerrar em definitivo a trajetória de sucesso dos seus lendários Marcopolo’s Torino GV Volvo B10M automáticos (de 1997).
Assim, foram adquiridas 20 unidades do Marcopolo Torino MBB OF-1722M, sendo os primeiros veículos montados sobre este chassi que a empresa adquire.
Ao contrário dos demais Torino que a empresa possui – os 81 MBB OF-1418 adquiridos em 2004 –, estes novos carros possuem a porta de desembarque situada na traseira do veículo e não na parte central.
Os mesmos são encontrados exclusivamente na linha 484 (Olaria x Copacabana/ via Praça XV e Aterro), podendo ser esporadicamente encontrados em sua variante, a 484-B (Penha via Perimetral).
sexta-feira, setembro 15, 2006
quinta-feira, setembro 14, 2006
4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ é realizado com sucesso na Capital
Conforme anunciado aqui e em diversos dos outros sites parceiros, ocorreu nos últimos dias 26 e 27 de agosto o 4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ, que se concentrou principalmente na cidade do Rio de Janeiro.
Ao longo destes dois dias foram realizadas diversas atividades que possibilitaram com êxito a integração entre cerca de 60 pessoas das mais diferentes faixas etárias e oriundas de diversos lugares (inclusive de fora do Estado do RJ), admiradoras do assunto ônibus – que, por falta de vocábulo próprio que os designe, são comumente conhecidos como busólogos.
A busologia é um movimento que visa manter viva a história do transporte coletivo por ônibus no Brasil (e mesmo no mundo afora) através de reportagens, catálogos, documentos – oficiais ou não – e principalmente fotografias e miniaturas.
O pioneirismo neste hobby data de meados da década de 1960, começando a ganhar forma ao longo das décadas de 1980 e 1990 e adquirindo força total com o advento dos meios eletrônicos de comunicação (Internet) a partir do início desta década; desde então, a quantidade de pessoas interessadas no assunto aumenta a cada dia e os eventos relacionados à busologia também.
O Encontro Anual que se realiza aqui no Rio de Janeiro é apenas um dentre outros que ocorrem ao longo do ano em diversas outras regiões do Brasil.
O 4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ foi organizado em conjunto pelos Grupos RJ Ônibus, Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com e http://ciadeonibusexpresso.zip.net), Clube do Trecho (http://clubedotrecho.fotopages.com) e Ônibus do Rio (http://onibusdorio.fotopages.com) que são os quatro principais movimentos de busologia em nosso Estado.
Contou também com o apoio também da grande maioria dos demais sites que são parceiros do Grupo RJ Ônibus, inclusive de outros Estados da Federação.
Além disso, o Encontro recebeu três importantes patrocínios, a saber:
. Transportes SANTA MARIA, empresa da Capital que cedeu gratuitamente para a realização de um City Tour, o seu primeiro, único e novíssimo Neobus Mega (modelo 2006) MBB OF-1418 com porta adaptada para acesso de Deficientes Físicos – além de alguns brindes para serem sorteados entre os participantes
. Auto Lotação INGÁ, empresa de Niterói que também se dispôs a ceder gratuitamente um veículo para a realização este City Tour (veículo este que não foi necessário para a demanda de participantes a serem atendidos pelo nosso Encontro)
. Transturismo RIO MINHO, empresa de Niterói que também cedeu alguns brindes para sorteio entre os participantes
Por estes patrocínios, não somente a Equipe Organizadora bem como todos os participantes do Encontro são muito gratos, uma vez que foram muito importantes para um maior dinamismo e diversificação das atividades a serem realizadas e também para o reconhecimento da importância da busologia por parte das empresas de ônibus; afinal, é através deste hobby a história delas que está sendo preservada.
No primeiro dia de Encontro (sábado, 26 de agosto) a recepção inicial deu-se no saguão de desembarque superior da Rodoviária Novo Rio, onde já se encontravam alguns participantes oriundos de outros Estados.
Dali, a concentração passou a ser feita na Rua das Docas – também conhecida como Rua dos Armazéns ou Rua de Acesso – a partir das 07h30min., onde os participantes estiveram reunidos fotografando os ônibus que por ali passam e conversando sobre o assunto, além de poderem ver várias fotos e algumas miniaturas confeccionadas por diferentes colegas e amigos.
Neste local chegou por volta das 08h30min. o veículo designado pela SANTA MARIA (conforme descrito acima) para a realização do City Tour, que teve início por volta das 09h – lembrando que até aquele momento, nenhum dos participantes sabia que exatamente aquele veículo estaria à disposição do Encontro!
Na parte da manhã o City Tour cobriu os principais terminais do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense – “Lacerdão”, Plínio Casado (e principalmente seus arredores) e os pontos reguladores que se situam ao lado do Supermercado Prezunic.
Após o almoço (realizado livremente em diferentes estabelecimentos do Centro de Caxias), o ônibus partiu de volta para a Rua das Docas, onde alguns dos participantes resolveram permanecer e onde outros participantes integraram-se ao City Tour.
Na parte da tarde foram cobertos os terminais e pontos reguladores da Av. Alvorada (Barra da Tijuca), Praça Nossa Senhora Auxiliadora, PUC (ambos na Gávea), Praça General Osório (Ipanema) e Leme.
Em todas as paradas efetuadas muitas foram as fotografias tiradas e muitos os momentos de confraternização e aprendizado vivenciados.
Merecem destaque – dentre todos os demais momentos e pessoas que marcaram este City Tour – a surpreendente e inesperada presença do sr. Paulo Valente (diretor da SANTA MARIA) durante a sessão fotográfica no Terminal Alvorada; a inusitada presença do lendário carro 51028 da Transportes Amigos Unidos no exato momento em que os participantes dirigiam-se ao Leme; e a extrema paciência, disposição e cordialidade com que o sr. motorista Rubem conduziu o veículo durante todo o longo trajeto percorrido pelo City Tour.
De volta à Rua das Docas já às 17h35min., foram sorteados os primeiros brindes do Encontro entre os participantes que efetuaram a doação de 1kg de alimento não-perecível, tendo sido contemplados os seguintes colegas e amigos:
. Bruno Ribeiro de Araújo (nº 13), um adesivo pequeno da MERCEDES-BENZ
. Rodrigo Gomes (nº 11), um adesivo grande da MERCEDES-BENZ
. Alexandre Bernardes da Cruz (nº 18), uma estrela da MERCEDES-BENZ
. Wallace Aguiar (nº 03), um livro contando os 50 Anos de história da FETRANSPOR
. Alexandre do Nascimento (nº 28), uma bolsa da SANTA MARIA
No segundo dia de Encontro (domingo, 27 de agosto), os participantes puderam visitar a Feira de Antigüidades do Passeio Público – que, devido à uma chuva que caiu nas primeiras horas deste dia, foi transferida para a calçada em frente aos prédios da Rua Teixeira de Freitas, transversal à Rua do Passeio – e, paralelamente, realizaram sessões fotográficas nas ruas adjacentes ao local da Feira.
Devido à incerteza climática do início deste dia, as atividades começaram com poucos participantes, tendo aumentado este número destes com o passar das horas.
No início da tarde as sessões fotográficas foram estendidas ao Castelo (Av. Presidente Antonio Carlos), Praça XV de Novembro (Terminal da Misericórdia) e também à Cidade do Samba (na Gamboa, Zona Portuária da capital) onde inesperadamente havia uma enorme quantidade de ônibus estacionados, de diversas empresas.
Dali os participantes dirigiram-se à Central do Brasil, onde por volta das 15h15min. foram realizados os últimos sorteios de brindes, tendo sido contemplados os seguintes colegas e amigos:
. Raphael da Costa Bezerra (nº 07), um “kit” de catálogos diversos
. Diego Moreira Antelo (nº 33), um “kit” de catálogos diversos
. Hélio Santos de Freitas (nº 02), um “kit” de catálogos da BUSSCAR
. Thiago Lindgen Simon Batista (nº 08), um adesivo pequeno da MERCEDES-BENZ
. Benício José da Silva Júnior (nº 21), um adesivo pequeno da MERCEDES-BENZ
Após o sorteio foram encerradas oficialmente as atividades fotográficas do 4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ e, por volta das 15h30min., parte da Equipe Organizadora e dos participantes dirigiu-se à CASA EMILIEN LACAY para a entrega dos alimentos arrecadados durante os dois dias do Encontro (num total de 58kg).
A referida instituição está situada à Rua Edgar Werneck 420 na Freguesia (Jacarepaguá) e atende a cerca de 175 pessoas – dentre idosos e crianças – durante os dias úteis em regime de creche.
Para maiores informações sobre a Casa Emilien Lacay e sobre como conhecer de perto as atividades por ela realizadas, aguardem as próximas atualizações deste site ou liguem para os telefones (21) 3342-6956 ou 0800-251349.
Acessem também www.cruzadadomenor.org.br.
A Equipe Organizadora do 4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ agradece primeiramente a Deus – pois sem Ele nada teria sido realizado.
Agradecemos também a cada uma das pessoas que acreditou na seriedade deste projeto: seus patrocinadores e a todos que dele participaram, independentemente de terem ficado muito ou pouco tempo, sejam eles novatos ou veteranos, tímidos ou extrovertidos.
Acreditamos que mais uma vitória foi conquistada, que mais objetivos foram alcançados além do esperado, e que surgirão de agora em diante muitas outras oportunidades ainda melhores de integração e consolidação da busologia.
Obrigado a todos e até os próximos Encontros!
E não deixem de conferir, abaixo, várias outras fotos tiradas durante este importante evento.