domingo, setembro 24, 2006

FAOL renova frota após 6 anos

Texto: Flavio de Assumpção Pereira

Única empresa de ônibus municipal em Nova Friburgo – na Região Serrana do Estado –, a Friburgo Auto Ônibus Ltda. (FAOL) realizou no último mês de agosto sua primeira renovação de frota nos últimos 6 anos.

Realizando este processo em dose tripla, foram adquiridos 17 novos veículos (todos Sem ar condicionado), a saber:

* 7 Marcopolo’s Torino VW 17-210 EOD convencionais, que começaram a operar no dia 14 de agosto


* 3 Marcopolo’s Torino VW 17-210 EOD com porta para acesso de Deficientes Físicos, que começaram a operar no dia 17 de agosto


* 7 Marcopolo’s Senior (nova geração) VW 9-150 EOD, que começaram a operar também no dia 14 de agosto (junto com os Torino's convencionais)


Destes, merecem destaque os 3 veículos adaptados, por serem os primeiros com esta configuração que a empresa adquire.

Todos estes novos veículos receberam numeração de ordem que caracteriza aumento de frota; mas é bem provável que com esta renovação, parte de alguns dos antigos Caio’s Padron Vitória (MBB OF-1315 e OF-1318 de 1990/1991) e Carolina V (de 1995) sejam substituídos.

Mais importantes novidades na Macaense

Texto: Flavio de Assumpção Pereira

Após uma série de dúvidas e especulações a respeito, a Rápido MACAENSE – tradicional empresa de Macaé, no Litoral Norte Fluminense – colocou em operação desde o último dia 11 de setembro sua nova frota urbana.


Prosseguindo as renovações de sua frota municipal, aumentando-a e adequando-a ao novo sistema de transporte lá implantado já há alguns meses, a empresa adquiriu 22 unidades do Marcopolo Viale MBB OF-1722M Sem Ar Condicionado e com 3 portas (de modo a facilitar os procedimentos de embarque dentro dos Terminais de Integração).
Os mesmos estão operando na principal linha de ônibus municipal do Lote 1 de Macaé, a T11 (Terminal Lagomar x Terminal Parque dos Tubos/ via Terminal Lagoa, Viaduto, Terminal Central e Terminal Barra).

Devido a um problema operacional que vinha ocorrendo com relativa freqüência, a Macaense precisou fazer em contrapartida um remanejamento de frota até então inesperado: dos seus 18 Neobus Spectrum MBB OF-1722M Sem Ar Condicionado que operavam nas linhas municipais, 15 deles foram repassados à frota intermunicipal.


Desta maneira, os mesmos agora são encontrados na linha Unamar x Macaé, onde começaram a operar no último dia 09 de setembro.

Campo Grande realiza sua mais importante renovação de frota

Texto: Flavio de Assumpção Pereira

Depois de 4 anos sem adquirir veículos zero km, a Transportes CAMPO GRANDE – empresa tradicional na Zona Oeste da capital – apresentou importantes novidades nesta última semana.


Desde o início do ano passado a empresa realizava aquisições apenas de veículos usados, em sua grande maioria Marcopolo’s Viale MBB OF-1721 fabricados em 2000 e 2001, tendo mudado sutilmente este panorama ao longo dos últimos meses (quando começou a adquirir veículos um pouco mais novos, fabricados em 2003).


Eis que no último mês de agosto, a Campo Grande começou a receber seus inéditos Busscar Urbanuss Pluss MBB OF-1722M Sem Ar Condicionado e com porta de desembarque no meio do veículo, num total de 10 unidades que estão todas operando desde o último dia 21 de setembro na linha 393 (Bangu x Castelo).


Entretanto, um dentre eles merece destaque: dando cumprimento à Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, um destes novos Busscar Urbanuss Pluss é adaptado para acesso de Deficientes Físicos.
Só que a exemplo de outras duas empresas que mencionamos em reportagens anteriores (nos dias 13 e 20 de agosto), o mesmo não possui a terceira porta; desta forma, o procedimento de desembarque é realizado na mesma porta na qual está instalado o elevador para acesso de Deficientes Físicos.


A Equipe RJ Ônibus agradece à Transportes Campo Grande pela oportunidade e cordial recepção dada aos amigos do Grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) em suas dependências, e que conosco colaboraram nesta reportagem.

Macabu renova e amplia sua frota

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


A Viação MACABU – empresa de Conceição de Macabu, no Norte Fluminense – apresentou novidades em sua frota durante o mês de abril.

Com a suspensão temporária das linhas operadas pela Rápido São Cristóvão (determinada pelo Detro), a Macabu precisou rapidamente ampliar sua frota para atender à demanda de parte destas linhas.
Para tal, ela adquiriu 6 unidades do Busscar Urbanuss MBB OF-1721 (ano 2001) oriundas da Auto Viação Salineira – empresa de Cabo Frio, na Região dos Lagos.


Seguindo o padrão de qualidade adotado pela empresa, estes veículos possuem cortinas em todas as suas janelas.
E atualmente, os mesmos já podem ser encontrados facilmente também na linha Conceição de Macabu x Macaé.

Estrela inova em renovação dupla

Texto: Flavio de Assumpção Pereira

Dando prosseguimento à renovação de sua frota em 2006, a Transportes ESTRELA – empresa tradicional da Zona Norte da capital – apresentou duas interessantes novidades nas últimas semanas.


No mês de agosto, a empresa adequou-se à nova Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, tendo adquirido seu primeiro, único e curiosíssimo veículo adaptado para Deficientes Físicos.


Surpreendendo a todos e contrariando a tendência de renovações adotadas pela Estrela desde o final do ano passado, ela adquiriu uma unidade do Ciferal Citmax MBB OF-1722M, sendo o primeiro veículo montado sobre este chassi que a empresa adquire.
De acordo com a nova legislação, o mesmo se encontra em plena operação desde o dia 14 de agosto na linha 260 (Vila Valqueire x Praça XV).

No último dia 04 de setembro, entretanto, a tendência de renovações por ela adotadas foi retomada, quando entraram em operação 8 unidades do Marcopolo Senior Midi MBB OF-1418 (micromaster’s sem cobrador).
Substituindo alguns dos antigos Ciferal’s Turquesa MBB OF-1417 (de 2000 e 2001), os mesmos também estão efetivos na linha 260.


A Equipe RJ Ônibus agradece à Transportes Estrela pela oportunidade e cordial recepção dada aos amigos do Grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) em suas dependências, e que conosco colaboraram nesta reportagem.

Falcão adquire seu primeiro microônibus

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


Renovando sua frota pela primeira vez em 2006, a Viação FALCÃO – de Itatiaia, no Vale do Paraíba – fez uma interessante e inédita aquisição.

Em incursão eventual à região, a equipe do grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) verificou a existência de pelo menos um Mascarello Gran Micro MBB LO 915 na empresa.

Não sabemos ao certo desde quando o mesmo está operando, que se destaca por ser até então o primeiro e único microônibus da Falcão.

A Equipe RJ Ônibus agradece ao grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) pela colaboração fotográfica nesta reportagem.

Pavunense prossegue sua renovação de frota com carrocerias Neobus, em dose tripla

Texto: Flavio de Assumpção Pereira

Desde o último mês de agosto, a Viação PAVUNENSE – empresa da Zona Norte da capital – tem continuado o seu processo de renovação da frota em 2006.


Dando prosseguimento à substituição dos seus microônibus Marcopolo Senior MBB LO 914 e LO 915 (de 2003 e 2004), a empresa adquiriu mais 10 unidades do Neobus Mega modelo 2006 MBB OF-1418 na configuração “micromaster”, sem cobrador.
Os mesmos estão em operação na linha 896 (Pavuna x Engenho da Rainha), sendo os primeiros veículos com esta configuração a operarem nesta linha – dado que todos similares das remessas anteriores foram efetivados na linha 779 (Pavuna x Madureira).


Ainda no mês de agosto, a Pavunense adequou-se à nova Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, tendo adquirido seu primeiro e único veículo adaptado para Deficientes Físicos.
Assim, prosseguindo nesta espécie de “fidelidade” às carrocerias Neobus, a empresa adquiriu uma unidade do Neobus Mega modelo 2006 MBB OF-1418, tendo sido o primeiro veículo da empresa a ostentar a nova identidade visual de sua frota urbana Sem Ar Condicionado.
De acordo com a nova legislação, o mesmo se encontra em plena operação desde o último dia 01 de setembro na linha 779.


E por fim, agora renovando a frota urbana convencional, estão operando 07 – de um total estimado em 10 – unidades do Neobus Mega modelo 2006 MBB OF-1418 desde o último dia 14 de setembro na linha 342 (Jardim América x Castelo).


Os mesmos também já ostentam a nova pintura da empresa, e substituem os antigos Neobus Mega modelo 2000 MBB OF-1721 recentemente vendidos para a Turismo Trans1000 (empresa da Baixada Fluminense); em breve, maiores informações sobre estes veículos.

A Equipe RJ Ônibus agradece ao grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) pela colaboração fotográfica nesta reportagem.

Novidade curiosa na Montes Brancos

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


A Viação MONTES BRANCOS – empresa do Grupo Salineira e tradicional na Região dos Lagos – fez há alguns meses atrás uma aquisição muito curiosa.

Está em operação desde o mês de maio, o – até o presente momento – seu primeiro e único Busscar Urbanuss MBB OF-1418, adquirido juntamente com as outras 9 unidades do mesmo modelo que operam na frota municipal da Auto Viação Salineira em Cabo Frio.

O mesmo é encontrado na linha Saquarema x Araruama.

A nova fase dos ônibus cariocas adaptados para Deficientes Físicos – Oitava Parte: BREDA RIO

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


Dando cumprimento à Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, a BREDA RIO também adequou-se à esta nova Lei, tendo adquirido seu veículo adaptado durante o início do mês de agosto.

A exemplo de suas co-irmãs VIA RIO e ANDORINHA – conforme publicamos em reportagens dos dias 05 e 13 de agosto –, o ônibus adaptado da Breda Rio possui uma característica ímpar: trata-se de um veículo antigo que já há alguns meses encontrava-se fora de operação, um Marcopolo Torino GV MBB OF-1721 de 1999.

De acordo com a nova legislação, o mesmo encontra-se operando plenamente na linha 497 (Penha x Cosme Velho/ via Lapa) desde meados do mês de agosto.

A Equipe RJ Ônibus agradece ao amigo ALEXANDRE BRITTO, do Ônibus do Rio (http://onibusdorio.fotopages.com) pela colaboração fotográfica em nesta reportagem.

Lembramos a todos os leitores que o RJ Ônibus e suas parcerias continuarão acompanhando o desenrolar deste processo de implantação de ônibus adaptados na Capital – que desde o último dia 11 de agosto apresentou ainda mais novidades e que em breve prosseguiremos publicando com maiores detalhes.

Breda Rio adquire seus primeiros veículos com chassis MBB OF-1722M

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


No último dia 03 de agosto, a BREDA RIO Transportes – tradicional empresa da Zona Norte da capital – começou a operar seus novos veículos urbanos Sem Ar Condicionado, que vieram encerrar em definitivo a trajetória de sucesso dos seus lendários Marcopolo’s Torino GV Volvo B10M automáticos (de 1997).

Assim, foram adquiridas 20 unidades do Marcopolo Torino MBB OF-1722M, sendo os primeiros veículos montados sobre este chassi que a empresa adquire.
Ao contrário dos demais Torino que a empresa possui – os 81 MBB OF-1418 adquiridos em 2004 –, estes novos carros possuem a porta de desembarque situada na traseira do veículo e não na parte central.

Os mesmos são encontrados exclusivamente na linha 484 (Olaria x Copacabana/ via Praça XV e Aterro), podendo ser esporadicamente encontrados em sua variante, a 484-B (Penha via Perimetral).