sexta-feira, setembro 15, 2006
quinta-feira, setembro 14, 2006
4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ é realizado com sucesso na Capital
Conforme anunciado aqui e em diversos dos outros sites parceiros, ocorreu nos últimos dias 26 e 27 de agosto o 4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ, que se concentrou principalmente na cidade do Rio de Janeiro.
Ao longo destes dois dias foram realizadas diversas atividades que possibilitaram com êxito a integração entre cerca de 60 pessoas das mais diferentes faixas etárias e oriundas de diversos lugares (inclusive de fora do Estado do RJ), admiradoras do assunto ônibus – que, por falta de vocábulo próprio que os designe, são comumente conhecidos como busólogos.
A busologia é um movimento que visa manter viva a história do transporte coletivo por ônibus no Brasil (e mesmo no mundo afora) através de reportagens, catálogos, documentos – oficiais ou não – e principalmente fotografias e miniaturas.
O pioneirismo neste hobby data de meados da década de 1960, começando a ganhar forma ao longo das décadas de 1980 e 1990 e adquirindo força total com o advento dos meios eletrônicos de comunicação (Internet) a partir do início desta década; desde então, a quantidade de pessoas interessadas no assunto aumenta a cada dia e os eventos relacionados à busologia também.
O Encontro Anual que se realiza aqui no Rio de Janeiro é apenas um dentre outros que ocorrem ao longo do ano em diversas outras regiões do Brasil.
O 4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ foi organizado em conjunto pelos Grupos RJ Ônibus, Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com e http://ciadeonibusexpresso.zip.net), Clube do Trecho (http://clubedotrecho.fotopages.com) e Ônibus do Rio (http://onibusdorio.fotopages.com) que são os quatro principais movimentos de busologia em nosso Estado.
Contou também com o apoio também da grande maioria dos demais sites que são parceiros do Grupo RJ Ônibus, inclusive de outros Estados da Federação.
Além disso, o Encontro recebeu três importantes patrocínios, a saber:
. Transportes SANTA MARIA, empresa da Capital que cedeu gratuitamente para a realização de um City Tour, o seu primeiro, único e novíssimo Neobus Mega (modelo 2006) MBB OF-1418 com porta adaptada para acesso de Deficientes Físicos – além de alguns brindes para serem sorteados entre os participantes
. Auto Lotação INGÁ, empresa de Niterói que também se dispôs a ceder gratuitamente um veículo para a realização este City Tour (veículo este que não foi necessário para a demanda de participantes a serem atendidos pelo nosso Encontro)
. Transturismo RIO MINHO, empresa de Niterói que também cedeu alguns brindes para sorteio entre os participantes
Por estes patrocínios, não somente a Equipe Organizadora bem como todos os participantes do Encontro são muito gratos, uma vez que foram muito importantes para um maior dinamismo e diversificação das atividades a serem realizadas e também para o reconhecimento da importância da busologia por parte das empresas de ônibus; afinal, é através deste hobby a história delas que está sendo preservada.
No primeiro dia de Encontro (sábado, 26 de agosto) a recepção inicial deu-se no saguão de desembarque superior da Rodoviária Novo Rio, onde já se encontravam alguns participantes oriundos de outros Estados.
Dali, a concentração passou a ser feita na Rua das Docas – também conhecida como Rua dos Armazéns ou Rua de Acesso – a partir das 07h30min., onde os participantes estiveram reunidos fotografando os ônibus que por ali passam e conversando sobre o assunto, além de poderem ver várias fotos e algumas miniaturas confeccionadas por diferentes colegas e amigos.
Neste local chegou por volta das 08h30min. o veículo designado pela SANTA MARIA (conforme descrito acima) para a realização do City Tour, que teve início por volta das 09h – lembrando que até aquele momento, nenhum dos participantes sabia que exatamente aquele veículo estaria à disposição do Encontro!
Na parte da manhã o City Tour cobriu os principais terminais do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense – “Lacerdão”, Plínio Casado (e principalmente seus arredores) e os pontos reguladores que se situam ao lado do Supermercado Prezunic.
Após o almoço (realizado livremente em diferentes estabelecimentos do Centro de Caxias), o ônibus partiu de volta para a Rua das Docas, onde alguns dos participantes resolveram permanecer e onde outros participantes integraram-se ao City Tour.
Na parte da tarde foram cobertos os terminais e pontos reguladores da Av. Alvorada (Barra da Tijuca), Praça Nossa Senhora Auxiliadora, PUC (ambos na Gávea), Praça General Osório (Ipanema) e Leme.
Em todas as paradas efetuadas muitas foram as fotografias tiradas e muitos os momentos de confraternização e aprendizado vivenciados.
Merecem destaque – dentre todos os demais momentos e pessoas que marcaram este City Tour – a surpreendente e inesperada presença do sr. Paulo Valente (diretor da SANTA MARIA) durante a sessão fotográfica no Terminal Alvorada; a inusitada presença do lendário carro 51028 da Transportes Amigos Unidos no exato momento em que os participantes dirigiam-se ao Leme; e a extrema paciência, disposição e cordialidade com que o sr. motorista Rubem conduziu o veículo durante todo o longo trajeto percorrido pelo City Tour.
De volta à Rua das Docas já às 17h35min., foram sorteados os primeiros brindes do Encontro entre os participantes que efetuaram a doação de 1kg de alimento não-perecível, tendo sido contemplados os seguintes colegas e amigos:
. Bruno Ribeiro de Araújo (nº 13), um adesivo pequeno da MERCEDES-BENZ
. Rodrigo Gomes (nº 11), um adesivo grande da MERCEDES-BENZ
. Alexandre Bernardes da Cruz (nº 18), uma estrela da MERCEDES-BENZ
. Wallace Aguiar (nº 03), um livro contando os 50 Anos de história da FETRANSPOR
. Alexandre do Nascimento (nº 28), uma bolsa da SANTA MARIA
No segundo dia de Encontro (domingo, 27 de agosto), os participantes puderam visitar a Feira de Antigüidades do Passeio Público – que, devido à uma chuva que caiu nas primeiras horas deste dia, foi transferida para a calçada em frente aos prédios da Rua Teixeira de Freitas, transversal à Rua do Passeio – e, paralelamente, realizaram sessões fotográficas nas ruas adjacentes ao local da Feira.
Devido à incerteza climática do início deste dia, as atividades começaram com poucos participantes, tendo aumentado este número destes com o passar das horas.
No início da tarde as sessões fotográficas foram estendidas ao Castelo (Av. Presidente Antonio Carlos), Praça XV de Novembro (Terminal da Misericórdia) e também à Cidade do Samba (na Gamboa, Zona Portuária da capital) onde inesperadamente havia uma enorme quantidade de ônibus estacionados, de diversas empresas.
Dali os participantes dirigiram-se à Central do Brasil, onde por volta das 15h15min. foram realizados os últimos sorteios de brindes, tendo sido contemplados os seguintes colegas e amigos:
. Raphael da Costa Bezerra (nº 07), um “kit” de catálogos diversos
. Diego Moreira Antelo (nº 33), um “kit” de catálogos diversos
. Hélio Santos de Freitas (nº 02), um “kit” de catálogos da BUSSCAR
. Thiago Lindgen Simon Batista (nº 08), um adesivo pequeno da MERCEDES-BENZ
. Benício José da Silva Júnior (nº 21), um adesivo pequeno da MERCEDES-BENZ
Após o sorteio foram encerradas oficialmente as atividades fotográficas do 4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ e, por volta das 15h30min., parte da Equipe Organizadora e dos participantes dirigiu-se à CASA EMILIEN LACAY para a entrega dos alimentos arrecadados durante os dois dias do Encontro (num total de 58kg).
A referida instituição está situada à Rua Edgar Werneck 420 na Freguesia (Jacarepaguá) e atende a cerca de 175 pessoas – dentre idosos e crianças – durante os dias úteis em regime de creche.
Para maiores informações sobre a Casa Emilien Lacay e sobre como conhecer de perto as atividades por ela realizadas, aguardem as próximas atualizações deste site ou liguem para os telefones (21) 3342-6956 ou 0800-251349.
Acessem também www.cruzadadomenor.org.br.
A Equipe Organizadora do 4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ agradece primeiramente a Deus – pois sem Ele nada teria sido realizado.
Agradecemos também a cada uma das pessoas que acreditou na seriedade deste projeto: seus patrocinadores e a todos que dele participaram, independentemente de terem ficado muito ou pouco tempo, sejam eles novatos ou veteranos, tímidos ou extrovertidos.
Acreditamos que mais uma vitória foi conquistada, que mais objetivos foram alcançados além do esperado, e que surgirão de agora em diante muitas outras oportunidades ainda melhores de integração e consolidação da busologia.
Obrigado a todos e até os próximos Encontros!
E não deixem de conferir, abaixo, várias outras fotos tiradas durante este importante evento.
Novas alterações na 1001
Ainda dentro do seu processo de renovação de frota em 2006 – conforme publicamos em reportagens dos dias 13 e 20 do último mês de agosto –, a Auto Viação 1001 realizou também alguns importantes remanejamentos que provocaram mudanças impactantes em alguns dos seus serviços.
No mês de junho, a linha Rio X Campos recebeu 5 Marcopolo’s Paradiso G6 1800 DD oriundos da frota interestadual da empresa, sendo 4 deles montados sobre Scania K-124IB (ano 2003) e um sobre Scania K-420 (ano 2005).
Os mesmos substituem os 3 antigos Busscar Panorâmico DD Scania K-124IB de 1999, ampliando a oferta de horários deste serviço que ainda era relativamente novo na linha em questão (pois havia sido implantado há apenas alguns poucos meses antes).
E no mês de agosto – paralelamente às demais renovações que estavam ocorrendo –, foram incluídos neste mesmo serviço outros 3 Marcopolo’s Paradiso G6 1800 DD Scania K-420 também oriundos da frota interestadual, que é o único setor da empresa que ainda não fez renovação em 2006 e para o qual são aguardadas novidades inéditas e ainda mais curiosas.
Aguardem maiores informações!
A Equipe RJ Ônibus agradece ao grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) pela colaboração fotográfica nesta reportagem.
quarta-feira, setembro 13, 2006
A nova fase dos ônibus cariocas adaptados para Deficientes Físicos – Sétima Parte: TRÊS AMIGOS e LITORAL RIO
Dando cumprimento à Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, a TRÊS AMIGOS e a LITORAL RIO também adequaram-se à esta nova Lei, tendo adquirido seus veículos adaptados durante o início do mês de agosto.
Em ambas as empresas foi escolhido o Marcopolo Torino MBB OF-1418 para receber esta adaptação, só que com interessantes particularidades em cada uma.
Na Litoral Rio, trata-se de um veículo adquirido no início de 2005 que recebeu a porta adaptada – curiosamente, é o único carro da empresa que possui vista eletrônica de itinerário.
O mesmo tem sido encontrado freqüentemente em operação na linha 690(*) – Méier x Alvorada/ via Av. Suburbana).
Na Três Amigos, trata-se de um veículo adquirido no final de 2005 pela sua co-irmã, a VIAÇÃO CAPRICHOSA, que à época – ainda sob a antiga legislação – estava renovando justamente os seus 2 antigos veículos adaptados (os Ciferal’s Gls Bus MBB OF-1620 de 1995).
De acordo com a nova legislação, este veículo já está operando na linha 712 (Irajá x Cascadura) e o da Caprichosa passará a operar na linha 639 (Jardim América x Saens Peña).
A Equipe RJ Ônibus agradece ao grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) pela colaboração fotográfica em parte desta reportagem.
Lembramos a todos os leitores que o RJ Ônibus e suas parcerias continuarão acompanhando o desenrolar deste processo de implantação de ônibus adaptados na Capital – que desde o último dia 11 de agosto apresentou ainda mais novidades e que em breve estaremos publicando com maiores detalhes.
(*) de acordo com a legislação em vigor, informamos que a linha correta a receber o veículo adaptado da Litoral Rio Transportes é a 730 (Curicica x Hospital Cardoso Fontes).