quarta-feira, setembro 13, 2006

A nova fase dos ônibus cariocas adaptados para Deficientes Físicos – Sétima Parte: TRÊS AMIGOS e LITORAL RIO

Texto: Flavio de Assumpção Pereira

Dando cumprimento à Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, a TRÊS AMIGOS e a LITORAL RIO também adequaram-se à esta nova Lei, tendo adquirido seus veículos adaptados durante o início do mês de agosto.

Em ambas as empresas foi escolhido o Marcopolo Torino MBB OF-1418 para receber esta adaptação, só que com interessantes particularidades em cada uma.


Na Litoral Rio, trata-se de um veículo adquirido no início de 2005 que recebeu a porta adaptada – curiosamente, é o único carro da empresa que possui vista eletrônica de itinerário.
O mesmo tem sido encontrado freqüentemente em operação na linha 690(*) – Méier x Alvorada/ via Av. Suburbana).


Na Três Amigos, trata-se de um veículo adquirido no final de 2005 pela sua co-irmã, a VIAÇÃO CAPRICHOSA, que à época – ainda sob a antiga legislação – estava renovando justamente os seus 2 antigos veículos adaptados (os Ciferal’s Gls Bus MBB OF-1620 de 1995).
De acordo com a nova legislação, este veículo já está operando na linha 712 (Irajá x Cascadura) e o da Caprichosa passará a operar na linha 639 (Jardim América x Saens Peña).


A Equipe RJ Ônibus agradece ao grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) pela colaboração fotográfica em parte desta reportagem.

Lembramos a todos os leitores que o RJ Ônibus e suas parcerias continuarão acompanhando o desenrolar deste processo de implantação de ônibus adaptados na Capital – que desde o último dia 11 de agosto apresentou ainda mais novidades e que em breve estaremos publicando com maiores detalhes.

(*) de acordo com a legislação em vigor, informamos que a linha correta a receber o veículo adaptado da Litoral Rio Transportes é a 730 (Curicica x Hospital Cardoso Fontes).

Um comentário:

Anônimo disse...

FLAVINHO E LINDO TEU TRABALHO, MAS QUANDO VC FALA DOS ONIBINHOS DE IRAJA FICO DOIDINHO!

NELSINHO DO IRAJA