quinta-feira, setembro 14, 2006

4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ é realizado com sucesso na Capital

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


Conforme anunciado aqui e em diversos dos outros sites parceiros, ocorreu nos últimos dias 26 e 27 de agosto o 4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ, que se concentrou principalmente na cidade do Rio de Janeiro.
Ao longo destes dois dias foram realizadas diversas atividades que possibilitaram com êxito a integração entre cerca de 60 pessoas das mais diferentes faixas etárias e oriundas de diversos lugares (inclusive de fora do Estado do RJ), admiradoras do assunto ônibus – que, por falta de vocábulo próprio que os designe, são comumente conhecidos como busólogos.

A busologia é um movimento que visa manter viva a história do transporte coletivo por ônibus no Brasil (e mesmo no mundo afora) através de reportagens, catálogos, documentos – oficiais ou não – e principalmente fotografias e miniaturas.
O pioneirismo neste hobby data de meados da década de 1960, começando a ganhar forma ao longo das décadas de 1980 e 1990 e adquirindo força total com o advento dos meios eletrônicos de comunicação (Internet) a partir do início desta década; desde então, a quantidade de pessoas interessadas no assunto aumenta a cada dia e os eventos relacionados à busologia também.
O Encontro Anual que se realiza aqui no Rio de Janeiro é apenas um dentre outros que ocorrem ao longo do ano em diversas outras regiões do Brasil.

O 4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ foi organizado em conjunto pelos Grupos RJ Ônibus, Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com e http://ciadeonibusexpresso.zip.net), Clube do Trecho (http://clubedotrecho.fotopages.com) e Ônibus do Rio (http://onibusdorio.fotopages.com) que são os quatro principais movimentos de busologia em nosso Estado.
Contou também com o apoio também da grande maioria dos demais sites que são parceiros do Grupo RJ Ônibus, inclusive de outros Estados da Federação.

Além disso, o Encontro recebeu três importantes patrocínios, a saber:

. Transportes SANTA MARIA, empresa da Capital que cedeu gratuitamente para a realização de um City Tour, o seu primeiro, único e novíssimo Neobus Mega (modelo 2006) MBB OF-1418 com porta adaptada para acesso de Deficientes Físicos – além de alguns brindes para serem sorteados entre os participantes

. Auto Lotação INGÁ, empresa de Niterói que também se dispôs a ceder gratuitamente um veículo para a realização este City Tour (veículo este que não foi necessário para a demanda de participantes a serem atendidos pelo nosso Encontro)

. Transturismo RIO MINHO, empresa de Niterói que também cedeu alguns brindes para sorteio entre os participantes

Por estes patrocínios, não somente a Equipe Organizadora bem como todos os participantes do Encontro são muito gratos, uma vez que foram muito importantes para um maior dinamismo e diversificação das atividades a serem realizadas e também para o reconhecimento da importância da busologia por parte das empresas de ônibus; afinal, é através deste hobby a história delas que está sendo preservada.

No primeiro dia de Encontro (sábado, 26 de agosto) a recepção inicial deu-se no saguão de desembarque superior da Rodoviária Novo Rio, onde já se encontravam alguns participantes oriundos de outros Estados.
Dali, a concentração passou a ser feita na Rua das Docas – também conhecida como Rua dos Armazéns ou Rua de Acesso – a partir das 07h30min., onde os participantes estiveram reunidos fotografando os ônibus que por ali passam e conversando sobre o assunto, além de poderem ver várias fotos e algumas miniaturas confeccionadas por diferentes colegas e amigos.


Neste local chegou por volta das 08h30min. o veículo designado pela SANTA MARIA (conforme descrito acima) para a realização do City Tour, que teve início por volta das 09h – lembrando que até aquele momento, nenhum dos participantes sabia que exatamente aquele veículo estaria à disposição do Encontro!

Na parte da manhã o City Tour cobriu os principais terminais do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense – “Lacerdão”, Plínio Casado (e principalmente seus arredores) e os pontos reguladores que se situam ao lado do Supermercado Prezunic.
Após o almoço (realizado livremente em diferentes estabelecimentos do Centro de Caxias), o ônibus partiu de volta para a Rua das Docas, onde alguns dos participantes resolveram permanecer e onde outros participantes integraram-se ao City Tour.


Na parte da tarde foram cobertos os terminais e pontos reguladores da Av. Alvorada (Barra da Tijuca), Praça Nossa Senhora Auxiliadora, PUC (ambos na Gávea), Praça General Osório (Ipanema) e Leme.

Em todas as paradas efetuadas muitas foram as fotografias tiradas e muitos os momentos de confraternização e aprendizado vivenciados.
Merecem destaque – dentre todos os demais momentos e pessoas que marcaram este City Tour – a surpreendente e inesperada presença do sr. Paulo Valente (diretor da SANTA MARIA) durante a sessão fotográfica no Terminal Alvorada; a inusitada presença do lendário carro 51028 da Transportes Amigos Unidos no exato momento em que os participantes dirigiam-se ao Leme; e a extrema paciência, disposição e cordialidade com que o sr. motorista Rubem conduziu o veículo durante todo o longo trajeto percorrido pelo City Tour.

De volta à Rua das Docas já às 17h35min., foram sorteados os primeiros brindes do Encontro entre os participantes que efetuaram a doação de 1kg de alimento não-perecível, tendo sido contemplados os seguintes colegas e amigos:

. Bruno Ribeiro de Araújo (nº 13), um adesivo pequeno da MERCEDES-BENZ
. Rodrigo Gomes (nº 11), um adesivo grande da MERCEDES-BENZ
. Alexandre Bernardes da Cruz (nº 18), uma estrela da MERCEDES-BENZ
. Wallace Aguiar (nº 03), um livro contando os 50 Anos de história da FETRANSPOR
. Alexandre do Nascimento (nº 28), uma bolsa da SANTA MARIA

No segundo dia de Encontro (domingo, 27 de agosto), os participantes puderam visitar a Feira de Antigüidades do Passeio Público – que, devido à uma chuva que caiu nas primeiras horas deste dia, foi transferida para a calçada em frente aos prédios da Rua Teixeira de Freitas, transversal à Rua do Passeio – e, paralelamente, realizaram sessões fotográficas nas ruas adjacentes ao local da Feira.

Devido à incerteza climática do início deste dia, as atividades começaram com poucos participantes, tendo aumentado este número destes com o passar das horas.


No início da tarde as sessões fotográficas foram estendidas ao Castelo (Av. Presidente Antonio Carlos), Praça XV de Novembro (Terminal da Misericórdia) e também à Cidade do Samba (na Gamboa, Zona Portuária da capital) onde inesperadamente havia uma enorme quantidade de ônibus estacionados, de diversas empresas.

Dali os participantes dirigiram-se à Central do Brasil, onde por volta das 15h15min. foram realizados os últimos sorteios de brindes, tendo sido contemplados os seguintes colegas e amigos:

. Raphael da Costa Bezerra (nº 07), um “kit” de catálogos diversos
. Diego Moreira Antelo (nº 33), um “kit” de catálogos diversos
. Hélio Santos de Freitas (nº 02), um “kit” de catálogos da BUSSCAR
. Thiago Lindgen Simon Batista (nº 08), um adesivo pequeno da MERCEDES-BENZ
. Benício José da Silva Júnior (nº 21), um adesivo pequeno da MERCEDES-BENZ

Após o sorteio foram encerradas oficialmente as atividades fotográficas do 4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ e, por volta das 15h30min., parte da Equipe Organizadora e dos participantes dirigiu-se à CASA EMILIEN LACAY para a entrega dos alimentos arrecadados durante os dois dias do Encontro (num total de 58kg).


A referida instituição está situada à Rua Edgar Werneck 420 na Freguesia (Jacarepaguá) e atende a cerca de 175 pessoas – dentre idosos e crianças – durante os dias úteis em regime de creche.
Para maiores informações sobre a Casa Emilien Lacay e sobre como conhecer de perto as atividades por ela realizadas, aguardem as próximas atualizações deste site ou liguem para os telefones (21) 3342-6956 ou 0800-251349.
Acessem também www.cruzadadomenor.org.br.

A Equipe Organizadora do 4º Encontro Anual de Busólogos do Estado do RJ agradece primeiramente a Deus – pois sem Ele nada teria sido realizado.
Agradecemos também a cada uma das pessoas que acreditou na seriedade deste projeto: seus patrocinadores e a todos que dele participaram, independentemente de terem ficado muito ou pouco tempo, sejam eles novatos ou veteranos, tímidos ou extrovertidos.

Acreditamos que mais uma vitória foi conquistada, que mais objetivos foram alcançados além do esperado, e que surgirão de agora em diante muitas outras oportunidades ainda melhores de integração e consolidação da busologia.

Obrigado a todos e até os próximos Encontros!
E não deixem de conferir, abaixo, várias outras fotos tiradas durante este importante evento.

3 comentários:

Tio Wilson disse...

Acima de tudo, uma vitória para a busologia fluminense! Parabéns!

Raphael Bezerra disse...

gostei muito de ter participado dos dois dias do encontro (mesmo que no domingo o cansaço não me deixou continuar até o final). parabéns a todos os organizadores pelo evento e que o do ano que vem seja tão bom como foi o desse ano.

Rodrigo Silva disse...

Foi realmente um grande encontro. Prato cheio para o conhecimento busológico e para se conhecer amigos. Valeu muito ter estado nos dois dias :)
Estarei nos próximoa. Pode crer!
Abraços!