domingo, julho 02, 2006

Rio Ouro apresenta seus primeiros “micromaster’s”

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


A Viação Rio Ouro
tradicional empresa do município de São Gonçalo – inova ao fazer sua primeira renovação de frota em 2006.


Foram adquiridas 12 unidades do Neobus Spectrum VW 15-180 EOD, os primeiros veículos convencionais (não-micros) que a empresa adquire após 10 anos.
Entretanto, vieram na configuração “micromaster”, sem cobrador e com porta de desembarque no meio do veículo.

As 2 primeiras unidades entraram em operação no último dia 12 de junho, outras 2 a partir do dia 14 e à medida com que os demais foram chegando, gradualmente começaram a operar – já sendo pelo menos 8 unidades efetivamente rodando até o momento.

Com estes, restarão na Rio Ouro apenas algumas poucas unidades (cerca de 5) dos antigos Ciferal’s Gls Bus MBB OF-1620 ano 1996 e, após a venda total destes, seus veículos mais antigos serão os Neobus Thunder Boy VW 8-150 OD de 2002 – e desta forma, a idade média de sua frota estará em torno dos 3 anos.

A Equipe RJ Ônibus agradece à diretoria da Viação Rio Ouro (nesta ocasião representada pelo sr. Fernando Correa) pela confiança depositada em nosso trabalho e pela cordial recepção dada a três de seus colaboradores durante a visita realizada no último dia 24 – onde pudemos conhecer um pouco mais desta empresa que, ao longo dos últimos 4 anos, tem aprimorado bastante os serviços prestados ante as dificuldades gerais enfrentadas pelo setor de transporte coletivo de passageiros.

Alteração curiosa na frota da Estrela

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


A Viação Estrela – empresa de São Gonçalo – fez uma interessante mudança na sua frota municipal a partir do último dia 24 de abril.

A partir desta data, um de seus Marcopolo’s Viale ano 2000 MBB OF-1721 – que operam somente nas linhas intermunicipais 526-M e 526A – passou a operar na linha 42 (Pontal x Alcântara/ via São Gonçalo Shopping Rio) em substituição a um de seus vários Busscar Urbanus MBB OF-1620 de 1996/1997.

Oriundo inicialmente da sua co-irmã Viação Galo Branco, ele chama atenção por ser até então, o primeiro e único veículo deste modelo a operar numa linha municipal da empresa, além de ser o carro “convencional” (não-microônibus) mais novo deste segmento da sua frota.

Breda Rio inova mais uma vez...

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


Com o fim do contrato entre a Opportrans (Metrô Rio) e a Breda Rio – ocorrido a partir do último dia 1º de maio –, ficou no ar uma dúvida pertinente: qual seria o destino dos 30 Marcopolo’s Viale Scania K-310, que ainda não haviam completado sequer 1 ano de uso?

Após longa expectativa, tal
resposta começou a ser apresentada, no último dia 22 de junho: a partir de então, cerca de 14 destes 30 Viale’s integraram-se à frota convencional da empresa e estão operando na linha 484-B (Penha x Copacabana/ Expresso, Via PERIMETRAL).


Os veículos vistos até o presente momento substituem alguns dos (também lendários) Marcopolo’s Torino GV B10M Sem Ar Condicionado, e a tendência é que a substituição destes veículos – bem como dos Marcopolo’s Torino GV B10M Com Ar Condicionado – seja completamente feita por cada um dos Viale’s K-310.

E o Metrô Rio também inova...

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


Além da reformulação do serviço de Expansão integrada entre a estação Siqueira Campos e os bairros de Ipanema (Praça General Osório), Leblon e Gávea (Terminal da PUC) – que passou a ser realizado pela Transportes Vila Isabel e Transportes São Silvestre mediante um novo contrato iniciado em 1º de maio –, a Opportrans (Metrô Rio) apresenta agora sua novíssima identidade visual.

Ostentado desde meados do mês de junho (a priori de maneira tímida e ainda incompleta), este novo layout apresenta a nova logomarca da empresa e valoriza agora o branco (no lugar do amarelo) e o azul, que agora ocupa um espaço maior – e não somente duas tiras horizontais – nas composições metroviárias e nos ônibus da Expansão Zona Sul.


A título de curiosidade: dado que estes 28 ônibus são de propriedade do Metrô Rio (as empresas contratadas apenas cedem suas garagens e motoristas), o serviço de adequação dos mesmos à nova identidade visual está sendo feito diretamente no Centro de Manutenção – onde também os trens estão sendo devidamente reformados.