domingo, agosto 13, 2006

Penha Rio surpreende em sua mais importante renovação de frota

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


Renovando sua frota com carros zero km pela primeira vez em 4 anos, a Viação Penha Rio – empresa da Zona Norte da capital oriunda de uma cisão da Transportes Campo Grande, em 1999 – trouxe novidades surpreendentes.


Foram adquiridas no mês de julho 10 inéditas unidades do Busscar Urbanuss Pluss MBB OF-1418, todas na configuração “micromaster” (sem cobrador) e que substituem os últimos Ciferal’s Gls Bus MBB OF-1620 de 1996 e 1997.
NOVE delas encontram-se em operação efetiva na linha 627 (Inhaúma x Saens Peña) desde o dia 01 de agosto, e possuem porta de desembarque no meio do veículo.


Entretanto, chama atenção a 10ª unidade desta remessa, que chegou posteriormente e é diferente de todas as demais.

Trata-se do primeiro e único veículo adaptado para deficientes físicos que a empresa adquiriu em cumprimento à Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, e que estará em breve operando na linha 680 (I.A.P.I. da Penha x Méier) conforme determina a referida Resolução Municipal.
O curioso neste veículo é que, como a porta especial com elevador está situada no meio do veículo (ou seja, na configuração padrão de qualquer ônibus deste tipo), o mesmo não possui a terceira porta – uma vez que o balanço traseiro do mesmo é bastante encurtado.


A Equipe RJ Ônibus agradece pela colaboração fotográfica do Grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) em parte desta reportagem.

Nenhum comentário: