domingo, agosto 13, 2006

A nova fase dos ônibus cariocas adaptados para Deficientes Físicos – Quarta Parte: SAENS PEÑA e ANDORINHA

Texto: Flavio de Assumpção Pereira

Dando cumprimento à Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, a VIAÇÃO SAENS PEÑA também adequou-se à esta nova Lei, tendo adquirido seu veículo adaptado durante o último mês de julho.
Da mesma maneira, a VIAÇÃO ANDORINHA também apresentou recentemente o seu veículo adaptado, mas com uma particularidade interessante.


A exemplo da Transurb e da Jabour – conforme publicamos em reportagem do último dia 30 de julho –, foi escolhido pela Saens Peña o Caio Apache Vip MBB OF-1722M para receber esta configuração.
Este veículo encontra-se em operação desde o dia 31 de julho na variante VIA TÚNEL REBOUÇAS(*) da linha 409 (Saens Peña x Jardim Botânico).

A Andorinha, ao contrário das demais empresas – que estão adquirindo novos veículos para a realização de tal serviço – optou por uma alternativa semelhante à da VIA RIO, uma de suas co-irmãs: ela selecionou um de seus antigos Marcopolo’s Torino 1999 MBB OF-1721 que havia saído de circulação após a entrada dos novos Neobus Spectrum MBB OF-1418 “micromaster”, e nele implantou a porta especial com elevador de acesso para deficientes físicos.
De acordo com a nova Legislação, o mesmo estará em breve operando na linha 790 (Campo Grande x Cascadura).


A Equipe RJ Ônibus agradece à Viação Andorinha pela oportunidade e cordial recepção dada aos amigos do Grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) em suas dependências, e que conosco colaboraram nesta reportagem.
E da mesma maneira, agradecemos pela colaboração fotográfica do Grupo Cia. de Ônibus também na reportagem sobre o veículo adaptado da Saens Peña.

Lembramos a todos os leitores que o RJ Ônibus e suas parcerias continuarão acompanhando o desenrolar deste processo de implantação de ônibus adaptados na Capital.

(*) de acordo com a legislação em vigor, a linha da Saens Peña que deve receber este veículo adaptado é realmente a 409 (Praça Saens Peña x Gávea), mas não especifica se é no serviço principal ou em sua variante “via Túnel Rebouças”.

Um comentário:

bruno disse...

u q esses bus fazem na zona sul?