domingo, agosto 06, 2006

A nova fase dos ônibus cariocas adaptados para Deficientes Físicos – Terceira Parte: VILA REAL e VIA RIO

Texto: Flavio de Assumpção Pereira

Dando cumprimento à Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), – cujo teor integral pode ser encontrado em caráter permanente no link http://www.ciadeonibus.com/CDO_Fatos.htm –, a VIAÇÃO VILA REAL também adequou-se à esta nova Lei, tendo adquirido seu veículo adaptado durante o último mês de julho.
Da mesma maneira, a VIA RIO também colocou em operação seu veículo adaptado durante o último mês de julho, mas com uma particularidade interessante.


A exemplo de algumas outras empresas de seu mesmo Grupo, foi escolhido para a Vila Real o Caio Apache Vip para receber esta configuração, só que no caso dela é um MBB OF-1418 de comprimento normal (11 metros) e na versão STD (standard).
Este veículo ainda não está circulando mas, de acordo com a nova Legislação, o mesmo deverá operar na linha 773 (Pavuna x Cascadura/ via Guadalupe).

A Via Rio, ao contrário das demais empresas – que estão adquirindo novos veículos para a realização de tal serviço – optou por uma alternativa diferente e, no mínimo, curiosa: ela selecionou um de seus antigos Marcopolo’s Viale 2001 VW 16-210 CO que esteve “emprestado” temporariamente à sua co-irmã BREDA RIO, e nele implantou a porta especial com elevador de acesso para deficientes físicos.
De acordo com a nova Legislação, o mesmo está operando na linha 300 (Sulacap x Praça XV) desde o último dia 21 de julho.


A Equipe RJ Ônibus agradece à Viação Vila Real pela oportunidade e cordial recepção dada aos amigos do Grupo Cia. de Ônibus (http://ciadeonibus.com) em suas dependências, e que conosco colaboraram nesta reportagem.
E da mesma maneira, agradecemos pela colaboração fotográfica do Grupo Cia. de Ônibus também na reportagem sobre o veículo adaptado da Via Rio.

Lembramos a todos os leitores que o RJ Ônibus e suas parcerias continuarão acompanhando o desenrolar deste processo de implantação de ônibus adaptados na Capital.

Nenhum comentário: