domingo, junho 25, 2006

A nova fase dos ônibus cariocas adaptados para Deficientes Físicos – Primeira Parte: SANTA MARIA

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


De acordo com a Resolução nº 1554 da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), todas as empresas de ônibus municipais deverão possuir 1 veículo adaptado para deficientes físicos em sua frota.

Esta Resolução, expedida no último dia 1º de Junho, substitui (revoga) as antigas redações expedidas respectivamente em 1988 e 1999 – nas quais era determinado que apenas 14 veículos (divididos entre 7 empresas) dentre toda a frota municipal deveriam possuir tal adaptação.

Assim, a nova Resolução SMTR define, dentre outras providências, cada uma das 47 linhas que obrigatoriamente receberão cada um destes ônibus especiais.

Dando início a esta nova regulamentação do transporte adaptado para deficientes físicos, a Transportes Santa Maria – tradicional empresa de Jacarepaguá e seus sub-bairros – adequou-se à Lei e já adquiriu o seu veículo adaptado, que chegou no final do mês passado junto com os 22 Neobus Spectrum MBB OF-1418 “micromaster’s”.
Trata-se de seu primeiro e único Neobus Mega (modelo 2006), também montado sobre chassi MBB OF-1418.

O mesmo estará entrando em operação na linha 747 (Vargem Grande x Madureira) a partir de amanhã, dia 26 de junho, de acordo com o que define a Resolução SMTR.


A Equipe RJ Ônibus estará acompanhando (na medida do possível) o desenrolar de toda esta nova fase na operação municipal de veículos adaptados, e aproveita a oportunidade para agradecer à Transportes Santa Maria – nesta ocasião representada pelo sr. Paulo Valente – pela calorosa recepção a dois de nossos colaboradores em suas dependências, bem como pela cordial colaboração fotográfica com o nosso website.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pra qual linha irão os
NEOBUS SPRECTRUN MICROMASTER?


Aquela linha que vai pro
RIO CENTRO que tem modelos
TORINO com poltronas
antigas(aquelas poltronas
de ANTES DA BREDA LANÇAR
SEUS VOLVO DE 1997) vai renovar?


Alguma novidade praquela linha
que vai pra Penha?