domingo, maio 07, 2006

Novidades surpreendentes no serviço de expansão-integração Metrô Rio

Texto: Flavio de Assumpção Pereira


No último dia 01 de maio, o serviço de Integração do Metrô Rio (expansão Ipanema e Gávea) sofreu importantes alterações.

Entraram em circulação 28 novos veículos, todos Marcopolo’s Viale MBB OF-1722M com janelas de vidros inteiros, som ambiente, relógio digital na tampa da vista de itinerário principal e porta de desembarque (sita à traseira) um pouco mais larga que o habitual.
Metade destes veículos (e seus respectivos motoristas) pertence à Transportes Vila Isabel, e a outra metade à Transportes São Silvestre – tradicionalíssimas empresas com forte atuação nos bairros da Zona Sul da capital, e cujas linhas regulares ligam estes bairros ao Centro e à Zona Norte.

Estes novos ônibus são operados mediante contrato entre as duas empresas citadas e a Opportrans (Metrô Rio), e vêm substituir os 30 Marcopolo’s Viale Scania K310 da Breda Rio – cujo contrato de mesma natureza foi rescindido, surpreendendo a todos.

Outros detalhes curiosos destes novos Viale: assim como seus antecessores, eles possuem poltronas de fibra com uma camada de estofamento; entretanto, existe nestas novas poltronas (num total de 43 por veículo) um encosto extra prolongado e anatômico para a cabeça que os antigos ônibus não possuíam.
Além disso, ao contrário dos antigos – que possuíam uma numeração de ordem específica para o serviço –, cada um destes novos ônibus ostenta numeração de ordem seqüencial à da frota regular de cada uma das duas empresas.

Nenhum comentário: