sexta-feira, março 10, 2006

O novo Transporte Municipal de Macaé

Texto: Flavio de Assumpção Pereira e Luiz Eduardo Pereira Santos
(esta reportagem substitui as anteriores a ela relacionadas)


Há algum tempo o transporte municipal de Macaé – importante centro do Norte Fluminense – vem passando por transformações na sua estrutura e na frota operante.


As mudanças começaram no ano passado, quando a Rápido São Cristóvão perdeu a permissão para fazer suas linhas. Sobraram assim a Rápido Macaense e a Viação Líder, esta com rotas para a região serrana do município.
Assim, foi instituído um processo de troncalização do sistema, com a construção de terminais de transbordo e a racionalização das linhas urbanas. Esta operação começou efetivamente no último sábado, dia 04 de março, e contou inclusive com alguns carros de reforço da 1001 (pelo menos 2 unidades do Ciferal Padron Cidade II MBB OF-1721 ano 1999).

Por fim, as duas empresas municipais deram continuidade os seus programas de renovação de frota.

A Macaense, além dos 10 Neobus Spectrum MBB OF-1722M com ar condicionado, adquiriu 18 novas unidades deste mesmo modelo – desta vez sem ar condicionado –, enquanto a Líder recebeu mais 5 Ciferal’s Citmax MBB OF-1722M.
Todos vieram com o layout padrão, que faz alusão às torres petrolíferas existentes em Macaé.

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